sábado, 20 de novembro de 2010

Duas receitas basicas de sabão natural

A estas receitas basicas podem juntar uma serie enorme de aditivos desde mel, argilas e oleos essencias a gosto.

Azeite 370g
oleo de coco 100g
cera abelha 20g
manteiga de cacau 10g
soda caustica 65g
agua destilada 168g .
ou:
azeite 375g
oleo coco 100g
cera abelha 25g
soda 65g
agua 167g


Importante:

(o hidróxido de sódio (ou soda caustica) é muito caustico, usar medidas de segurança como luvas, mascara e óculos de protecção ao manuseá-lo; usar recipientes resistentes ao calor, nunca usar alumínio, utilizar utensílios e panela de inox.)



Pesar os ingredientes. Deitar o hidróxido de sódio sobre a agua (nunca ao contrario) e mexer para misturar e dissolver (cuidado com os vapores libertados nos olhos e não os inalar!). A mistura vai aumentar muito de temperatura, mexer para dissolver a soda caustica. Entretanto colocar as gorduras e a cera numa panela inox, em banho-maria para derreteram. Retire do banho-maria. Deite a solução de soda na mistura de gorduras e vá mexendo com uma colher de pau. Com uma varinha magica vá mexendo a mistura, alternado o “bater electrónico” com um “mexer manual”, até obter uma massa tipo maionese (é o traço). Está pronto. Deite em formas (pode ser uma caixa plástico tipo tupperware) forradas com papel vegetal ou na falta um saco plástico transparente. Isole com toalhas para que a saponificação continue; a temperatura vai aumentar, deixe ficar por 24 horas, após o que desenforme e corte em fatias largas. Deixe ficar em local seco durante pelo menos 4 semanas para que “cure”, e seque. Use e desfrute!

A soda caustica, se respeitadas as quantidades e os tempos de cura fica neutralizada e não apresenta perigo. Não se pode fazer sabão sem soda caustica!

Estas receitas foram experimentadas e usadas. Podem ser usados por todos, inclusive bebes. Não altere os óleos nem as quantidades, cada óleo tem um índice diferente de saponificação pelo que a receita teria dê ser totalmente revista!

Sem comentários:

Enviar um comentário