quinta-feira, 19 de maio de 2011

Linimento oleo calcario

Pode-se usar para limpar os rabinhos dos bebes e/ou para pequenas feridas e eczemas. É também usado para limpeza e auxilio na prevenção e tratamento das feridas em pessoas acamadas
150g de agua de cal
150 g de oleo vegetal  (pode ser azeite macerado com caléndula ou uma mistura de azeite e oleo de amendoas doces, ou outro oleo vegetal de acordo  com o fim a que se destina)
5g de cera abelha (pode substituir por candelita)
Num recipiente em banho maria coloca-se a cera e o azeite, para que a cera derreta e se misture com o azeite. Retira-se do lume e vai-se juntando a agua de cal, mexendo até ficar bem misturado. Colocar num recipiente e deixar acabar de arrefecer. Usar.
Para fazer a agua de cal:
200g de agua destilada
10g de hidróxido de cálcio (também conhecido como cal hidratada, cal apagada ou ainda cal extinta)
Misturar a cal à agua mexer com cuidado até ficar uma agua leitosa. Deixar descansar algumas horas. No fundo do recipiente hão-de ficar uns restos de cal e formar-se-à uma película branca à superficie. Coa-se com papel de cozinha ou um bocado de algodão em rama. Deve dar a quantidade de 150 g de agua de cal mais ou menos, é questão de medir.
A agua de cal tem muito tempo de validade. Pelo menos 1 ano.
Se quiser fazer mais quantidade (1l p.ex. ) é juntar  a 1l de água destilada , 50 g de cal. A água de cal guardada pode voltar a formar resíduos de cal no fundo, não tem problema. Tem a ver com o grau de saturação da solução. É só voltar a coar e filtrar, ou ir retirado com cuidado para não “levantar pé” !

Sem comentários:

Enviar um comentário