domingo, 15 de maio de 2011

Óleo de coco

O óleo de coco virgem é um produto 100% natural de origem vegetal da espécie Cocos nucifera L.. , é solido à temperatura ambiente, solidifica-se abaixo de 25° C. No Verão com as altas temperaturas ele derrete ficando liquefeito. O oleo de coco usado nas massagens é fraccionado e mantém-se sempre liquido.
É uma gordura altamente saturada extraída da noz de coco (Cocos nucifera L.. ) é usada no fabrico de sabão natural em substituição das gorduras saturadas animais, pela dureza e espuma que proporciona aos sabões. Faz espuma facilmente (dizem que sabão puro de coco faz espuma até em agua salgada) e limpa muito bem a pele. É um óleo vegetal puro, sólido a temperaturas inferiores a 20º C. Proporciona bastante   espuma muito agradável reunindo as suas qualidades e propriedades às do óleo, produzindo um sabão muito simples com óptimas propriedades emolientes, óptimos para a limpeza diária da pele.
No entanto deve-se usar até 30% de oleo de coco, uma percentagem maior torna o sabão com um indice de limpeza muito alto o que retirará toda a gordura natural da pele, literalmente, secando a pele. Eu uso 20%, no maximo 25%, se tiver uma percetagem maior de oleos livres (não saponificados ou super-engorduramento) para compensar a perda da oleosidade natural da pele e só se for necessario para produzir uma barra mais dura, normalmente se tiverem sido usados muitos oleos brandos (liquidos).

Na cosmética o oleo de coco é ingrediente em inumeras fórmulas de cremes, champôs e oleos de massagem, ou simplesmente usado puro, na pele ou no couro cabeludo, pelas suas propriedades hidratante s e anti-oxidantes, pela riqueza em vitamina E e acido laurico que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce da pele e no tratamento de dermatites e eczemas.


Como extrair o óleo de coco
O coco dever ser fresco maduro. Jamais seco. Uma vez partido, retirar a castanha e ralá-la ou então bater no liquidificar com um pouco de água quente, a película escura deve ser retirada antes.
Uma vez ralado, esprema a massa num pano até extrair o máximo do leite, pode, inclusive colocar mais um pouco de água. Deixe esse leite descansar de um dia para o outro, ou então até que haja a separação do soro. A massa branca tende a ficar na superfície. Descarte o soro. Coloque a massa branca em uma panela e leve ao fogo baixo, conforme vai fritando, o óleo vai se separando. Guarde-o num vidro de preferência escuro.
Em clima frio a gordura do coco solidificar-se-á e em clima quente se manterá liquida. De um coco é possível para extrair aproximadamente 15ml

Sem comentários:

Enviar um comentário